terça-feira, 5 de março de 2013

Como um filme é convertido para 3D?


fonte: revista mundo estranho

Como um filme é convertido para 3D?

por Luiza Wolf
per-126-imagem-3d
Há três métodos, que você confere abaixo. Em comum, eles tentam recriar a ilusão da paralaxe – a sobreposição de duas imagens idênticas, como se fossem captadas por cada um dos nossos olhos, que, fundidas no cérebro, dão a sensação de tridimensionalidade. Mas os resultados nem sempre são satisfatórios.
O melhor modo ainda é captar o filme, desde o início, com equipamento 3D.
3 X 3 - Conheça as três técnicas para gerar a terceira dimensão
1. Recortar e colar
O primeiro método é o mais fácil e rápido – leva cerca de um mês. Um software localiza os elementos de cena que estão no primeiro plano (mais “à frente” no cenário) e desloca seus pixels para criar a imagem duplicada do 3D. Esse processo é parecido com o dos televisores 3D.
2. Trabalho braçal
O segundo método é semelhante, mas mais artesanal. Por isso, se for feito às pressas, pode deixar a desejar – foi o que aconteceu, por exemplo, com o filme Fúria de Titãs, de 2010. Cabe a um artista 3D (e não a um computador) analisar cena a cena e separar os dois planos. Em seguida, é criada uma modelagem geométrica dos principais elementos.
Jogo de cena
Sobre essa geometria, é projetada a cena original – assim, as modelagens ganham a textura, as sombras e a luz originais. E aí essa imagem é filmada por uma câmera 3D virtual (criada pelo próprio computador dentro desse cenário). Essa câmera cria a sobreposição de imagem que será projetada na tela das salas de cinema.
3.Mínimos detalhes
A última técnica é uma versão melhorada da segunda. Aqui, a cena é desconstruída e todos os elementos são modelados a mão. Depois, ela é reconstruída quase inteira em 3D e também recebe a projeção do 2D. Alice no País das Maravilhas, de 2010, foi feito assim. Esse é o método mais caro: de US$ 80 mil a US$ 100 mil por minuto de filme.

Nenhum comentário:

Ganhe clicando