quinta-feira, 28 de março de 2013

Gírias

Hey gente, essa é a minha primeira postagem no blog, espero que gostem! ~ Leeti.



As gírias sempre existiram e sempre vão existir. Porém se renovam a cada época.

São fenômenos de linguagem usadas por certos grupos sociais, pertencentes a uma classe social ou profissão, por exemplo.
Elas surgem naturalmente dentro desses grupos, e não são exclusividade moderna. Em todas as épocas, os idiomas passíveis de sofrer mutações (aqueles que sofrem influência de outras culturas e línguas) acabam se modificando. Nesses grupos sociais elas podem surgir como um código que só os elementos desse grupo entendem. Como as gírias da galera que pratica skate, ou surfa, por exemplo.
São palavras não convencionais usadas para designar outras palavras, com o intuito de fazer segredo, humor, ou distinguir um grupo dos demais.
Quase todo dia você esbarra em gírias novas. Elas se propagam com uma velocidade incrível.
Uma gíria é o início da mudança que um idioma sofre. Uma gíria hoje pode cair em desuso ou ser aceita por toda uma sociedade e virar palavra de dicionário. Por isso, muitas palavras usadas atualmente um dia já foram gíria.
Frequentemente, as gírias podem vir de influência de outras línguas ou povos, como na região de imigrantes, ou colônias, onde se fala e adapta um idioma a outro, muitas vezes fazendo misturas.
Á exemplos também, as gírias das pessoas que curtem determinado ritmo musical, como rock, reggae, rap e funk.
Em média, elas são predominantemente a marca dos jovens. Os jovens de hoje, e os de ontem também, que já tiveram seus anos de glória, e se lembram, (ás vezes ainda usam) das mesmas como em sua época.
O que faz uma gíria pode ser a moda e/ou a necessidade de uma linguagem mais restrita, para ser interpretada apenas por determinado grupo. Vários fatores podem determinar a origem de determinada gíria, e, muitas vezes uma mesma gíria pode ter diversos significados.
As gírias estão aí; sempre. A todo tempo e em todo lugar. Não é mesmo?
Estão aí, vivas, e renovadas, para provar que é o povo que faz sua língua.
Embora seja desqualificada por muita gente, a gíria é a forma natural de um idioma se enriquecer e evoluir ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Ganhe clicando